Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 26-07-2013


O Secretário Regional dos Recursos Naturais que integrou esta quinta-feira uma missão da Marinha Portuguesa, a convite do Comando da Zona Marítima dos Açores, à Reserva Natural das Formigas, manifestou a sua satisfação por ter verificado a existência de um “número muito significativo” de espécies marinhas.

“Tive oportunidade também de poder mergulhar e verificar, em toda a zona em redor dos ilhéus, uma quantidade enorme de espécies, em grande variedade e com dimensões muito encorajadoras”, disse Luís Neto Viveiros depois de desembarcar da Corveta “João Roby”, ao final do dia, no Porto de Ponta Delgada.

Para o Secretário Regional, a recuperação visível das populações e da biodiversidade naquela zona é o resultado de uma proteção que também se vai refletir positivamente nos stocks de pesca.

“Tem uma vantagem muito importante que é garantir a sobrevivência destas espécies e garantir também que os bancos de pesca próximos possam revitalizar-se”, como é o caso do banco de Pesca Mar de Prata, permitindo assim “uma maior sustentabilidade”, disse.

Sobre este setor, Luís Neto Viveiros manifestou igualmente satisfação com o anúncio de aumentar para os Açores e para a Madeira as verbas previstas no POSEI Pescas dos atuais 4,3 para 6,4 milhões de euros anuais, entre 2014 a 2020.

“É uma notícia muito importante para a nossa Região, fruto das negociações que recentemente o Governo dos Açores encetou junto da Comissão em Bruxelas e fruto da recente visita da Comissária Maria Damanaki à nossa Região, disse o Secretário Regional da tutela que também destacou o contributo dado por associações do setor.

Luís Neto Viveiros alertou, contudo, que esta decisão ainda carece da aprovação do Parlamento Europeu, no âmbito do debate do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), defendendo a Região que o POSEI não seja integrado nesse fundo.
   

Clique para aceder ao audio

SRRN_Reserva Natural das Formigas

SRRN_Verbas POSEI

Outras Imagens
1303.jpg / 1304.jpg / 1305.jpg
Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  779045  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE