Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Horta 19-02-2013


O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje que os Açores estão sob uma "ameaça centralista" do Governo da República, frisando que as competências do executivo regional na gestão do mar dos Açores estão "claramente definidas".

“Estamos sob uma ameaça centralista do Governo da República, que pretende assumir o protagonismo e, certamente, os benefícios da exploração deste enorme bem comum dos Açorianos [o mar], tentando apropriar-se de competências próprias da Região que nos são muito caras e das quais não abdicaremos”, salientou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional, numa intervenção que proferiu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, afirmou que, designadamente no Estatuto Político-Administrativo da Região, estão “claramente definidas as competências do Governo dos Açores relativamente à gestão do mar”.

Luís Neto Viveiros sublinhou ainda a existência de legislação própria que regula nos Açores a exploração mineral, a extração de inertes, o exercício da pesca, a aquacultura, a pesca lúdica e a relação entre as pescas e o turismo, numa ótica da sustentabilidade futura dos recursos e em respeito pelo meio ambiente.

Relativamente ao interesse da multinacional canadiana Nautilus Minerals na exploração de minerais no fundo do mar dos Açores, Luís Neto Viveiros revelou que, “após publicação dos mapas”, e não tendo ocorrido qualquer contestação, seguir-se-ão os devidos procedimentos tendentes a “formular o respetivo contrato de prospeção” entre a Região e a empresa.

Esta foi uma das iniciativas a decorrer no mar dos Açores com “retorno económico“ referida pelo Secretário Regional.

Luís Neto Viveiros, além das pescas, enquanto “atividade rainha na utilização do mar”, destacou também a aposta na investigação, na manutenção de embarcações em trânsito, na implementação de um centro de rotação aproveitando os fluxos de carga comercial entre continentes e no incremento de empresas marítimo-turísticas e de atividades de mar.

Estas ações estão incluídas um conjunto mais vasto que integra o parecer entregue este mês pelo Governo dos Açores à Comissão Europeia sobre o Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, um documento que visa definir os princípios e práticas que garantam a utilização sustentável do oceano.

Clique aqui para aceder ao audio.

Outras Imagens
SRRN_1.jpg
Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  778596  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE