Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 05-12-2013


O Governo Regional defendeu na Conferência do Atlântico 2013 - Crescimento Azul do Atlântico, que hoje termina em Lisboa, que a promoção do "bom estado ecológico" do mar dos Açores e a sustentabilidade das atividades marítimas existentes e emergentes constitui um fator de diferenciação.

“Como fator de diferenciação, os Açores confirmaram a sua vocação para promover e manter o bom estado ecológico do seu mar e a sustentabilidade das atividades marítimas existentes e emergentes”, afirmou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar.

Filipe Porteiro salientou que, para promover o crescimento azul, os Açores apostam não só no estímulo às atividades identificadas com potencial de crescimento, nomeadamente marítimo turísticas e transportes marítimos, como no desencadear de novas oportunidades económicas, com base em critérios científicos robustos.

O Diretor Regional referiu, como exemplos de novas oportunidades, a biotecnologia e a exploração mineira do oceano profundo.

Neste fórum, que se realiza dois anos depois da primeira Conferência do Atlântico, em que foi iniciado o debate da Estratégia Europeia para o Atlântico, o Governo dos Açores destacou as especificidades políticas e geográficas da Região, a sua matriz essencialmente marítima e a diversidade dos usos atuais e futuros do mar, assim como a complexidade da governação dos assuntos do mar.

Por isso, afirmou o Diretor Regional, no desenvolvimento da estratégia para o mar, o Governo dos Açores, além do empenhamento de vários dos seus departamentos, pretende incentivar o envolvimento de empresas públicas e privadas, universidades e associações profissionais, entre outras entidades.

“A cidadania ativa e informada é vista como um fator crucial para o progresso de uma economia do mar sustentável”, disse Filipe Porteiro.

A Conferência do Atlântico 2013 visa, entre outros objetivos, apresentar projetos prioritários e fundos disponíveis para o período de 2014 a 2020.

Autor: GaCS/DRAM

Numero de Visitantes
  1017535  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE