Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 06-12-2013


A Região Autónoma dos Açores vai, a partir de agora, coordenar o grupo de trabalho nacional das áreas marinhas protegidas, que veiculará as posições da delegação portuguesa no Intersessional Correspondence Group on Marine Protected Areas (ICG-MPA) da Convenção OSPAR.

A decisão foi tomada na reunião do ICG-MPA OSPAR que se realizou em Vilm, na Alemanha, onde as equipas internacionais analisaram a implementação e gestão das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) e a preparação de um sistema de informação geográfico (SIG) com as espécies e habitats protegidos.

“Esta organização tem cinco grupos temáticos e vários grupos de trabalho”, disse o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, acrescentando que “os Açores, incluídos na representação portuguesa, têm participado ativamente em vários destes grupos de trabalho, entre os quais o das AMP”.

O Convenção OSPAR tem como signatários 15 países europeus costeiros, que cooperam com a União Europeia e com outras organizações internacionais para a proteção e conservação do Atlântico Nordeste e dos seus recursos.

Filipe Porteiro frisou que os Açores têm sete das AMP da OSPAR dentro da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE) e que a Região “designou pela primeira vez uma AMP fora da ZEE, o campo hidrotermal Rainbow”.

“O pioneirismo dos Açores mostrou-se também na designação de três AMP nos fundos na zona de extensão da plataforma continental, adjacente à Região, que foram reconhecidas pela OSPAR que, em complementaridade, classificou para proteção a coluna de água adjacente”, revelou o Diretor Regional.

 

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1023749  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE