Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Horta 17-11-2012


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar qualificou como “plena de sucesso” a ação de limpeza voluntária do fundo marinho do porto de pesca da Horta, que decorreu hoje com a participação de mais de oito dezenas de pessoas.

Frederico Cardigos revelou que esta ação, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores e pela Associação de Pescadores de Espécies Demersais dos Açores, com o apoio do Governo Regional, permitiu retirar do fundo do mar mais de duas toneladas de resíduos.

Nesta operação, que incidiu numa área de 200 metros quadrados da bacia do porto de pesca, foram recolhidos pelos voluntários 1.500 quilos de vidro, 350 quilos de material de pesca, 100 quilos de pneus e 60 quilos de plásticos.

O diretor regional destacou a grande participação dos voluntários que se associaram a esta limpeza, em número superior a 80, incluindo mergulhadores com escafandro, pescadores, alunos do ensino básico, agrupamentos de escuteiros e “muitos populares, que se associaram simplesmente porque acham que o devem fazer”.

O Governo dos Açores associou-se a esta iniciativa, integrada nas celebrações do Dia Nacional do Mar, destacando sete trabalhadores dos serviços oficiais para colaborar na limpeza.

“Parece que estamos de parabéns e é uma excelente forma de celebrar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que nos permite, hoje em dia, no arquipélago dos Açores, falarmos em Mar Territorial, em Zona Económica Exclusiva e na Plataforma Continental, que tanta agitação tem dado e que merece a nossa particular atenção”, afirmou Frederico Cardigos.

Com vista a assinalar o Dia Nacional do Mar, que se celebra hoje, estão em curso neste sábado mais de 30 iniciativas em todas as ilhas dos Açores.

Algumas destas ações têm a sua génese no Governo, designadamente nos seus departamentos relacionados com o Ambiente e com o Mar, acrescentou Frederico Cardigos, adiantando que há muitas outras iniciativas, com a que decorreu esta manhã no porto da Horta, “que partem da própria sociedade civil”.

Clique aqui para aceder ao audio.

Outras Imagens
00796.jpg
Autor: GaCS/FG

Numero de Visitantes
  781659  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE