Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

São Miguel 21-03-2012

Reservas da Biosfera dos Açores em reunião internacional


Os Açores participam a partir de hoje, em Santana, Ilha da Madeira, na X Reunião da REDBIOS -- Rede de Reservas da Biosfera do Atlântico Este e Macaronésia. Neste encontro, em que os Açores serão representados pela Direção Regional do Ambiente, estarão presentes responsáveis pelas Reservas da Biosfera desta área geográfica e irão discutir diversos assuntos com elevado interesse incluindo um particular foco no turismo sustentável em ilhas. Por decisão da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), as reuniões da REDBIOS deverão ser um espaço de troca de experiências entre as entidades gestoras das Reservas da Biosfera.
 

Recorde-se que o arquipélago dos Açores é a região do país com mais Reservas da Biosfera, encontrando-se classificadas as ilhas do Corvo, Graciosa e Flores. Os órgãos de gestão destas reservas têm desenvolvido um variado conjunto de ações, destacando-se, ao nível da Conservação da Natureza, a implementação do “Plano de controlo de espécies de flora invasora em áreas sensíveis” e a realização de ações de sensibilização ambiental como é exemplo a “Campanha SOS Cagarro”.
 

Na área da gestão de resíduos, as entidades gestoras das Reservas da Biosfera dos Açores têm estado particularmente empenhadas no acompanhamento da construção dos Centros de Processamento e Valorização de Resíduos. Aliás, este aspeto é também particularmente importante porque a débil gestão de resíduos era mencionada nos cadernos de candidatura a Reservas da Biosfera como um dos pontos mais frágeis nas ilhas em questão, situação que agora fica resolvida com o fim das lixeiras nestas ilhas.
Por iniciativa das entidades gestoras das Reservas da Biosfera dos Açores foi lançado o concurso escolar “Recursos Naturais para a Sustentabilidade”. Este ano o tema é precisamente “Reservas da Biosfera”.
 

A estruturação do diploma que estabelece o Regime Jurídico da Biodiversidade e Conservação da Natureza contempla uma secção sobre as Reservas da Biosfera, definindo os seus objetivos específicos para os Açores, implementando ferramentas de trabalho, como o plano de ação, e estabelece os seus órgãos de gestão.
 

Uma das ações com maior consequência na gestão e dinamização das Reservas da Biosfera foi a fixação das condições do uso da marca e logótipo “Biosfera Açores”, permitindo assim colocar esta “Marca” ao serviço do incremento da atratividade do produto “turismo da natureza” e do destino Açores, com vista ao desenvolvimento. A Portaria nº 27/2011, de 28 de Abril, define especificamente as regras e normas de utilização, que passam a estar acessíveis a todos os empreendedores interessados.
 

“As Reservas da Biosfera dos Açores garantem a qualidade ambiental, fomentam o desenvolvimento sustentável e criam espaços para o diálogo permanente entre as instituições. Este será o exemplo que queremos partilhar na Madeira e, esperamos, iremos aprender com as ações acertadas e com os erros dos restantes territórios como poderemos melhorar ainda mais o nosso próprio modelo” afirmou o diretor regional do Ambiente, João Bettencourt, à partida para a Região Autónoma da Madeira.

Autor: SRAM/DRA

Numero de Visitantes
  1017530  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE