Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Corvo 04-05-2012

Vedação e ninhos artificiais protegem aves marinhas no Corvo


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar inaugurou hoje, no Corvo, um complexo destinado a potenciar o desenvolvimento de colónias de aves marinhas selvagens.

Trata-se de um investimento do Governo Regional apoiado pela diretiva “Aves” do programa comunitário LIFE, que comemora 20 anos, e que consiste na montagem de uma vedação contra predadores, repovoamento desse espaço protegido, cedido pela Câmara Municipal, com vegetação endémica e colocação de ninhos artificiais.

Segundo disse aos jornalistas Álamo Meneses, esta e outras iniciativas realizadas nos ilhéus de Vila Franca, em São Miguel, e da Praia, na Graciosa, pretendem assegurar a existência de colónias de diversas aves marinhas que tradicionalmente nidificam nos Açores, mas cujas populações estavam a sofrer a pressão humana e de predadores, nomeadamente gatos e ratos, que atacam os juvenis nos ninhos.

O governante referiu, a propósito, que a campanha SOS Cagarro tem sido importantíssima para proteger aquela espécie, mas revelou que estudos mandados realizar pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar mostram que essas ações não são suficientes para garantir a presença dos cagarros no arquipélago em colónias com a dimensão habitual.

Por isso, acrescentou, a criação destes santuários é fundamental, não só para os cagarros mas também para outras espécies, como o painho, o estapagado e a frulha, tudo aves com importância histórica nas ilhas das Flores e do Corvo, tendo servido, mesmo, para alimentação humana em tempos mais recuados, e, por isso, foram instalados ninhos maiores para os cagarros e outros mais pequenos, destinados às outras aves de menor porte.

Álamo Meneses lembrou, ainda, outra ação de preservação de uma ave única – o priolo –, igualmente no âmbito do programa LIFE, considerando que a intervenção foi um êxito, evitando o provável extinção daquela espécie, que existe apenas numa área da ilha de São Miguel.

O Secretário Regional, que integra a comitiva governamental que está a realizar uma visita estatutária ao Corvo, visitou, também esta manhã, a zona balnear da Areia, que ostenta o galardão internacional Quality Coast, tal como foi aprovada para hastear este ano a Bandeira Azul.

Autor: GaCS/FA

Numero de Visitantes
  1017598  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE