Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

São Miguel 08-06-2012

Limpeza da orla costeira da Lagoa realizada com sucesso


Foram recolhidos mais de 1000 kg de resíduos poluentes na orla costeira do concelho de Lagoa, ontem, numa iniciativa que juntou mais de 160 voluntários e que visou celebrar o dia mundial do ambiente que se assinala, precisamente, amanhã, dia 5 de junho. O ponto alto deste ano, foi sem dúvida a adesão dos pescadores a esta iniciativa, uma população que se pretendia chegar desde o início e que este ano foi conseguida com a participação dos mesmos na recolha, bem como seus familiares.

Para a organização, esta tem sido aliás uma das chaves para o sucesso, ano após ano: a parceria entre todos os voluntários, instituições e associações que envolvam também os munícipes, numa cidadania ativa e unidos numa causa comum como é, efetivamente, a defesa do ambiente.

Com o mote “Lagoa limpa, cidade com pinta”, esta foi uma ação de sensibilização organizada pelo centro de educação e formação ambiental de Lagoa (CEFAL), gerido pela empresa municipal de Lagoa, associação amigos do calhau, CALAG, clube náutico e escola secundária de Lagoa, contando similarmente com o apoio da câmara municipal de Lagoa, junta de freguesia do Rosário, bem como de diversas entidades, empresas e associações que não deixaram de se associar a esta iniciativa.

Tendo como áreas de intervenção o portinho de S. Pedro, o porto dos carneiros e a baía de Santa Cruz, nesta iniciativa os momentos de convívio entre todos os voluntários nesta iniciativa foram igualmente notórios. Sendo a educação ambiental concretizada de diversas formas, o porto dos carneiros foi palco de ateliers ecológicos para os mais novos, dando a oportunidade de os pais deixarem os filhos nestas atividades, enquanto participavam na ação. O atelier de construção de bijuteria e outros objetos a partir de materiais encontrados no calhau, pinturas faciais, bem como um “jardim de peixes” foram as principais atividades desenvolvidas.

Ainda neste âmbito, decorreu igualmente um momento de pintura ao vivo, graças à colaboração de Yves Decoster que deu o seu contributo ao imortalizar esta iniciativa num mural. De referir igualmente que, esta ação foi documentada com a colaboração do instituto cultural Padre João José Tavares.

Autor: CEFAL

Numero de Visitantes
  1023272  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE