Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Terceira 08-06-2012


O mar dos Açores tem um manancial de oportunidades de usufruto e exploração económica que justifica o reforço da ligação dos açorianos à vasta área marítima que envolve as ilhas.

A ideia foi defendida hoje, na ilha Terceira, pelo Subsecretário Regional das Pescas, que participou em duas ações integradas na comemoração do Dia dos Oceanos. De manhã, Marcelo Pamplona esteve presente, no areal da Praia da Vitória, numa demonstração de salvamento e boas práticas nas zonas balneares e, ao início da tarde, embarcou num barco de pesca para observação da atividade da pesca-turismo.

Sobre esta atividade, o governante disse aos jornalistas ser de grande interesse para o complemento de rendimentos dos pescadores e para a diversificação da oferta turística regional.

A pesca-turismo é um negócio pioneiro no País e tem como grande atrativo o facto de os interessados poderem acompanhar pescadores locais e pescarem com as artes ancestrais de pesca nos Açores.

Falando mais latamente nos recursos marinhos de que os Açores dispõem, Marcelo Pamplona referiu a atividade piscatória que deve ser sustentável, o aproveitamento turístico e a exploração de recursos disponíveis a outros níveis, ainda não explorados. 

A ação em que participou na Praia da Vitória, realizada em conjunto com a autoridade marítima e com a Associação de Nadadores-salvadores dos Açores, reuniu cerca de 40 alunos daquela cidade, que tiveram oportunidade de aprender noções básicas de segurança nas zonas balneares, suporte imediato de vida e sinalética dos nadadores-salvadores, para além de participarem em simulacros de salvamento no mar.

O Subsecretário regional considerou esta iniciativa, que já decorreu ou vai acontecer em outras ilhas, muito importante para o seguro usufruto das zonas balneares do arquipélago.

Audio SsRP-Nadadores

Audio SsRP-PescaTurismo

Autor: GaCS/FA

Numero de Visitantes
  1023836  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE