Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

São Miguel 02-02-2012

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, irá promover no início do próximo mês de Fevereiro, em todo o arquipélago, um conjunto alargado de atividades de sensibilização e educação ambiental integradas nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, este ano sob o tema “Turismo em Zonas Húmidas”.
As zonas húmidas dos Açores, para além de serem a essência de parte significativa dos ex-líbris paisagísticos do Arquipélago e, portanto, fundamentais no panorama turístico regional; estão também associadas a relevantes processos naturais relacionados com a retenção de recursos hídricos, prevenção de cheias e derrocadas, pelo que se considera de grande relevância o envolvimento das populações locais na conservação destes habitats.
Do conjunto das zonas húmidas açorianas foram oficialmente designados 12 sítios Ramsar, com uma área total de aproximadamente 13 mil ha.
Importa referir que a Convenção das Zonas Húmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar por ter sido assinada nesta cidade iraniana, foi adotada no dia 2 de Fevereiro de 1971. Este dia tem sido assinalado desde 1997 pelo Secretariado Ramsar como o Dia Mundial das Zonas Húmidas para que as agências governamentais, organizações não-governamentais de ambiente e grupos de cidadãos possam ajudar a consciencializar o público sobre a importância e o valor das zonas húmidas.
As iniciativas serão realizadas nas nove ilhas do arquipélago.
Na ilha Terceira, em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH), decorrerão no concelho da Praia da Vitória nos dias 2 e 3 de Fevereiro "As Jornadas dos Pauis", com sessões de interpretação ambiental com observação das aves migratórias. As inscrições devem ser feitas junto do CCAH ou da Ecoteca da Terceira.
Na Graciosa, o Parque Natural de Ilha e o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre vão realizar diversas atividades, entre elas, sessões de esclarecimento nos dias 2 e 3 de fevereiro, sobre o sítio RAMSAR da Ilha Graciosa, a Furna do Enxofre. O público-alvo será integrado por alunos do 9º, 10º, 11º e 12º ano da eco-escola E.B.S. da Graciosa. Estas sessões têm por objetivo sensibilizar os alunos para as funções e valores da zona húmida em questão, nomeadamente como habitat de espécies nativas e endémicas. Para além disso, também será salientada a importância do lago no interior da Furna do Enxofre, como um reservatório natural de água, que em tempos passados, serviu de fonte de abastecimento de água à população da Ilha. Tendo em conta que a Furna do Enxofre é o maior ponto de atração turística da ilha, serão referidos os procedimentos de segurança durante as visitas e explicado o fenómeno de libertação de CO2 que por vezes leva ao encerramento da Furna durante o verão. Por fim, e também no âmbito das atividades Parque Aberto, às 14h do dia 4 de fevereiro, com o apoio do Serviço de Desporto da Graciosa, realizar-se-á a atividade Reviver o Passado, que consiste numa descida à Furna com o recurso a cordas, tal como se fazia antigamente. Os interessados em participar na descida devem inscrever-se junto do Parque Natural da Graciosa.
No Pico, decorreu no Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, às 10h do dia 2 de Fevereiro, uma sessão dirigida a operadores turísticos sobre “A importância das zonas húmidas e seu potencial turístico”, seguida de saída de campo à Zona Húmida do Planalto Central do Pico (Achada).
Na ilha do Faial, no dia de ontem foi lançada a Campanha regional “Um açoriano, uma planta endémica”, com a ação de plantação de árvores endémicas nos charcos de Pedro Miguel.
Em São Miguel, também no âmbito do programa Parque Aberto, o Parque Natural de São Miguel irá promover no dia 2 de Fevereiro uma palestra intitulada “Zonas Húmidas - Um ecossistema a preservar" para o público escolar na Escola Básica 2,3 da Maia, e no sábado dia 4 de Fevereiro às 9h30m um Passeio Pedestre Interpretativo no Complexo Vulcânico das Sete Cidades, para público em geral. O ponto de encontro será na Reserva Florestal de Recreio da Mata do Canário.
Nas Flores, o Parque Natural das Flores vai assinalar esta data com a realização de duas atividades, que se encontram integradas no Programa Parque Aberto: um Workshop sobre Técnicas de Observação de Aves, que decorrerá no dia 2 de Fevereiro, pelas 19h30m, no auditório do Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e uma saída de campo para observação de aves, que terá lugar no dia 4 de Fevereiro, sendo o ponto de encontro o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, pelas 10h00m. O local escolhido para a observação de aves encontra-se classificado como sítio RAMSAR - o Planalto Central das Flores (Morro Alto).
Na ilha do Corvo, o Parque Natural do Corvo acompanhará os alunos do 1º Ciclo da ilha a visitarem a zona húmida do Caldeirão, para conhecerem a importância das turfeiras. O 2º Ciclo será convidado a fotografar as zonas húmidas, que irão compor uma exposição para o Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Corvo.
Em São Jorge, no dia 11 de Fevereiro às 15h, o Parque Natural de São Jorge realizará uma visita guiada interpretativa gratuita ao Centro de Interpretação da Caldeira de Santo Cristo, localizado na zona Ramsar dessa ilha.
Na ilha de Santa Maria, o Parque Natural de Santa Maria, também no dia 11 pelas 9h, organiza uma sessão de observação de aves migratórias na Ribeira de São Francisco e junto do aeroporto. Os interessados devem inscrever-se no Parque Natural de Santa Maria.
Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  1017248  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE