Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Faial 10-08-2012

Arrojamentos em São Jorge e Santa Maria


No passado dia 09 de Agosto, foi encontrada na Maia (Santa Maria) uma tartaruga de escamas (Eretmochelys imbricata). Esta tartaruga foi encontrada, junto à área balnear, por um popular. O animal estava vivo e em boas condições físicas, tendo sido devolvido ao mar pelos Vigilantes da Natureza desta ilha. 

No dia 1 de Agosto, também na ilha de Santa Maria (Abegoaria Grande), arrojou uma Baleia-de-bico-de-Blainville (Mesoplodon densirostris). Este animal media cerca de 4,60 m e encontrava-se já em avançado estado de decomposição. Estiveram no local os Vigilantes da Natureza, que efetuaram o registo deste arrojamento.

Em São Jorge, na costa das Velas, foi encontrado arrojado um tubarão-alfabar (Hexanchus griseus). Estiveram no local os Vigilantes da Natureza e a Polícia Marítima. O animal media cerca de 3,50 m e encontrava-se já em decomposição.

Esta espécie encontra-se classificada como “quase ameaçada” no Livro Vermelho do IUCN. Os indivíduos desta espécie encontram-se distribuídos entre os 0 e os 2000 m de profundidade. Geralmente preferem os fundos marinhos durante o dia, deslocando-se à superfície, durante a noite, para se alimentarem. Na sua alimentação encontram-se um vasto grupo de organismos marinhos, nomeadamente outros tubarões, raias, quimeras, peixes ósseos, lulas e chocos, caranguejos, camarões, organismos em decomposição e por vezes focas. O tubarão-alfabar não se encontra relacionado com acidentes de ataques de tubarão a seres humanos. No entanto, esta espécie tem vindo a ser conhecida pela sua curiosidade em nadar junto a mergulhadores (nomeadamente no Canadá) e mais junto a surfistas (EUA), nunca tendo esses encontros resultado em situações de ameaça ou contacto físico.

Outras Imagens

Baleia-de-bico-de-Blainville.JPG/tubarao-alfabar.JPG/Tartaruga.jpg

Autor: DRAM/AFS

Numero de Visitantes
  1024808  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE