Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

São Miguel 11-04-2012

Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa” a decorrer mais uma vez nas nove ilhas açorianas.


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a dinamizar pelo terceiro ano consecutivo o Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa”.
 
O “ECO Freguesia, freguesia limpa” tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesia e a colaboração e o empenho das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final dos resíduos abandonados que se encontram no território da sua freguesia. Isso inclui a limpeza de ribeiras e orla costeira, bem como a participação em programas ambientais e em ações de sensibilização e educação ambiental.
 
Em 2011, 82 freguesias foram galardoadas, este ano candidataram-se 131 autarquias, mais oito que na edição anterior, abrangendo novamente as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores.
 
Assim, até ao próximo dia 15 de Abril, decorrerá a primeira visita de avaliação por parte do Júri. Esta visita às freguesias inscritas servirá para avaliar a situação de referência e delinear uma estratégia adequada à limpeza e de programação de campanhas de sensibilização ambiental.
 
No corrente ano aderiram na totalidade as freguesias das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Flores, para além do Município do Corvo. As ilhas do Faial (92%), Terceira (87%), São Miguel (73%) e Santa Maria (40%) seguem-se em termos de adesão.

Também o programa do “Açores Entre Mares”, que decorre anualmente entre o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), terá uma componente fortemente associada ao EcoFreguesias. Assim, as autarquias serão desafiadas a juntarem-se às ecotecas e eco-escolas e a empenharem-se também no lema do “Açores Entre Mares” deste ano: “Lixo Zero no Mar”. Neste âmbito, espera-se que sejam criadas diversas atividades dedicadas à limpeza da orla costeira e de sensibilização ambiental especialmente dedicada aos diversos utilizadores do meio marinho.

 

Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  1024279  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE