Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Faial 11-06-2010

Secretário do Ambiente visita operações de erradicação de algas invasoras no Faial


O secretário regional do Ambiente e do Mar visitou, esta manhã, as operações de erradicação de algas invasoras no litoral sul da ilha do Faial, hoje em que se comemora do Dia Mundial dos Oceanos e prossegue o Programa Açores Entre-Mares.

Na ocasião, Álamo Meneses constatou que os trabalhos de remoção estão a decorrer a bom ritmo, sobretudo quanto à Caulerpa webbiana, considerada uma das 100 piores espécies invasoras.

Recorde-se que a chegada da Caulerpa webbiana aos Açores, especificamente ao porto da Horta em 2002, representa uma extensão para Norte da sua distribuição, introduzida, provavelmente, pelas águas de lastro e por fixação aos cascos dos navios.

Os trabalhos de remoção desta espécie invasora começaram em 2005 com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores a realizar estudos de detecção e de monitorização, tendo sido os trabalhos sobre esta alga retomados em Setembro de 2007.

A expansão da espécie levou à assinatura de um protocolo de colaboração para a erradicação da alga invasora nas imediações do porto da Horta e subsequente monitorização, entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Também, os trabalhos que estão a decorrer em terra e no mar para tentar erradicar espécies invasoras e restaurar vegetação endémica mereceram a aprovação do Secretário Regional do Ambiente e do Mar.

Álamo Meneses realçou, que o Governo dos Açores está profundamente empenhado neste ano Mundial da Biodiversidade em combater as espécies invasoras no arquipélago, promovendo o equilíbrio ambiental.

Se a Caulerpa webbiana for erradicada dos Açores, o caso ficará na história das invasões biológicas como um exemplo de referência nesta área de interesse crescente a nível mundial.

No que se refere ao programa “Açores Entre-Mares”, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar preparou uma vasta acção de divulgação, informação e sensibilização em todas as ilhas, tendo por base o mar.

Desde o passado dia 20 de Maio são várias as iniciativas projectadas abrangendo desde o lazer ao desporto, entre outras áreas, envolvendo 3.500 pessoas, em colaboração com cerca de 150 entidades.

No Dia Mundial dos Oceanos, que hoje se assinala a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar levou a efeito de 20 acções no terreno.

Autor: GACS/LM

Numero de Visitantes
  1017553  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE