Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Graciosa 27-12-2011

Fenómenos raros na Graciosa


Golfinho com sinais de intervenção humana

Na semana que agora termina foram registados dois fenómenos raros no mar da Ilha Graciosa. No dia 27 de Dezembro foi detectada a ocorrência de um golfinho na Pesqueira, em Santa Cruz. O animal, cuja espécie já não foi possível identificar, tinha cerca de 180 centímetros de comprimento e encontrava-se em avançado estado de decomposição. O Parque Natural de Ilha contou com a colaboração da Polícia Marítima, que vedou a área para assegurar a saúde pública, e da Câmara Municipal, que forneceu recursos materiais e humanos para a resolução do arrojamento.
 
Embora o arrojamento de cetáceos seja um fenómeno frequente no arquipélago, normalmente associado a causas naturais, neste caso foi detectada a intervenção humana: cortes bem visíveis no corpo do animal e remoção de tecido dorsal. Sendo este um acto ilegal, este registo foi de imediato transmitido à Inspecção Regional do Ambiente. Embora não seja possível averiguar se o manuseamento do animal se deu antes ou depois da morte e arrojamento, é de frisar que todos os cetáceos que ocorrem nos Açores se encontram protegidos ao abrigo de diversos instrumentos legais, entre os quais a Convenção de Berna. Assim sendo, o manuseamento destes animais, com ou sem vida, carece de autorização específica a requerer à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. As regras impostas em termos de manuseamento de animais selvagens na Região têm em vista a conservação das espécies, ao mesmo tempo que salvaguardam a saúde pública.

Foca avistada no dia de Natal

Mais agradável, em pleno dia de Natal, uma foca surpreendeu os Graciosenses que passaram durante a tarde nas piscinas do Carapacho. Foi possível contemplá-la por apenas alguns momentos, pois quando a Polícia Marítima chegou ao local, já a foca tinha seguido viagem. O registo desta ocorrência em particular fica assim por completar, não tendo sido possível retirar muita informação útil para fins científicos.

Há já vários séculos que o avistamento de focas no arquipélago é pouco comum. De facto, o único registo histórico de pinípedes residentes nas ilhas açorianas, feito pelo Padre Gaspar Frutuoso, era referente a avistamentos de colónias de foca-monge (Monachus monachus) em vários pontos da costa da ilha de Santa Maria.
 
Especialmente desde a criação da Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores que o registo de pinípedes tem sido efetuado com maior rigor na Região. Desde 2002, foram avistados uma dezena de pinípedes de diferentes espécies, espalhados por todo o arquipélago. Estas ocorrências são geralmente atribuídas a "acidentes de percurso", como desvios forçados por correntes ou mau tempo. Em Portugal conhece-se apenas uma população de 24 focas (M. monachus) que reside nas Ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira.
 
Sobre estes casos, o Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, adianta "que é uma má e uma boa notícia. Não é agradável quando um cetáceo dá à costa, mas é especialmente triste quando se verifica que o mesmo foi alvo de um acto ilegal. Por outro lado, a presença de uma foca nas termas do Carapacho vem, mais uma vez reforçar o indício que as colónias do Norte da Europa e da Madeira estão em recuperação, já que com populações robustas é muito mais provável que estas ocorram nos Açores. Quem sabe, um dia, seja possível voltar a ter focas residentes nos Açores..."

http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/graciosa/?k=Fenomenos-raros-na-Graciosa.rtp&post=37385

Outras Imagens
Foca nas piscinas do Carapacho
Autor: RTP-Açores

Numero de Visitantes
  1023159  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE