Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 
Programa de melhoria da qualidade da água balnear do Ilhéu de Vila Franca do Campo


No ano 2021 está em curso o programa que visa melhorar a qualidade da água balnear do Ilhéu de Vila Franca do Campo. Para o efeito, foi acordada uma ação concertada, baseada no conhecimento e na sustentabilidade, entre a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Parque Natural da Ilha de São Miguel, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, o Clube Naval de Vila Franca do Campo, a Capitania do Porto de Ponta Delgada, a Direção Regional das Pescas e a Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo.

Foi criado um grupo de trabalho, com representantes das sete entidades, que se reúne mensalmente para acompanhar as medidas em desenvolvimento e, se pertinente, propor ajustes e/ou a adoção de novas ações.

Este programa surge da necessidade de promover o incremento da qualidade da água balnear face aos resultados desfavoráveis obtidos no ano passado. O Ilhéu é uma zona balnear emblemática, com a originalidade de se situar no interior de um vulcão submarino, um local de elevado valor ambiental e paisagístico, que importa preservar.

Por forma a avaliar as causas que possam originar a contaminação, está a ser desenvolvida uma campanha de abril a dezembro que vai monitorizar não só a qualidade da água na cratera como também no exterior e ainda a população de gaivotas e dos seus hábitos, nas zonas de nidificação e de alimentação.

Paralelamente, devem ser implementadas medidas para diminuir a contaminação fecal do ambiente e da água do mar, como sejam as relacionadas com a adequada gestão dos resíduos urbanos e das águas residuais, a higiene e limpeza dos espaços públicos, a diminuição da disponibilidade de alimento fácil para as gaivotas, a fiscalização do cumprimento de normas ambientais e a sensibilização da população para a adoção de boas práticas ambientais.


Numero de Visitantes
  1024268  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE