Pesquisa
 
 

.

Últimos conteúdos
 
ICCA
Arboreto norte
Arboreto sul
Visita ao Centro
 
Destaques
 
Prémio Nacional da Paisagem
 Mais »
Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2009 | Zona Militar dos Açores
 Mais »
 

Parcerias >> Instituições cientificas >> Projeto ZEPHYR




Comunidade local

 

Empresarial

Instituições científicas

Associativas

Entidades públicas



O Zephyr é a sigla de Zero-impact innovative technology in forest plant production, um projeto Europeu financiado pelo Sétimo Programa Quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na área do Ambiente; principal instrumento da União Europeia para financiar a investigação na Europa em 2007-2013.
O consórcio do Zephyr consiste em mais 13 parceiros de vários países europeus (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Itália, Grécia, Suécia). É um projeto importante pois coloca os Açores no centro de conhecimento científico Europeu. Os projetos como Zephyr representam uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, por isso foi um passo importante para os Açores, e um abrir de portas a novas colaborações e novas oportunidades de fontes de financiamento.
A importância do projeto Zephyr nos Açores é sobretudo para o restauro da floresta Laurissilva, no desenvolvimento dos novos protocolos de germinação, quebra de dormência, e ensaios de crescimento sobre lâmpadas LED, para crescimentos mais rápidos e eficazes.
 O Laboratório de Paisagem das Furnas tem sido envolvido nos ensaios de aclimatação no campo. O projeto Zephyr tem tido impacto direto na bacia hidrográfica da Lagoa das Furnas, pois através deste projeto produziram-se várias plantas endémicas, que foram reintroduzidas na paisagem e têm sido estudadas e monitorizadas.


 

HOMEA PAISAGEMSALVAR A LAGOADO PAPEL À AÇÃOO CENTROPARCERIASCONTACTOS E LOCALIZAÇÃONOTÍCIAS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE