Pesquisa
 
 

.

Últimos conteúdos
 
ICCA
Arboreto norte
Arboreto sul
Visita ao Centro
 
Destaques
 
Prémio Nacional da Paisagem
 Mais »
Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2009 | Zona Militar dos Açores
 Mais »
 

Do papel à ação >> Diversificação da economia florestal >> Mais endémicas



Produção de plantas herbáceas foi inserida na estratégia “Mais endémicas” para a Conservação da Biodiversidade dos Açores 2012-2022. Os dois estufins localizados no Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas têm sido uma ferramenta importante neste pequeno viveiro de plantas herbáceas endémicas. A colheita anual de sementes de endémicas para a salvaguarda da genética das populações no Banco Regional de Sementes, no Jardim Botânico do Faial, foi aproveitada para recolher mais sementes de algumas das espécies endémicas com potencial ornamental ou espécies raras e ameaçadas.
Nas reintroduções de flora autóctone que estavam a ser realizadas no Furnas LandLab faltavam as plantas herbáceas. Assim, desde 2012 já foram produzidas mais do que 30 000 plantas herbáceas e arbustivas, que a seguir foram reintroduzidas na paisagem protegida das Furnas. Também se reforçaram algumas das populações naturais, que possuíam poucos indivíduos, noutras zonas da ilha, como por exemplo: Angelica lignescens ou Rumex azoricus na Lagoa do Canário. Além disso, muitas das herbáceas foram oferecidas as escolas para desempenharem funções educativas nos novos jardins de flora autóctone.
As principais espécies que têm sido produzidas são: Angelica lignescens, Leontodon rigens, Pericallis malvifolia, Hypericum foliosum, Luzula purpuloscendens, Lysimachia azorica, Rumex azoricus, Woodwardia radicans, Calluna vulgaris, Euphorbia stygiana, Ammi trifoliatum, Azorina vidalii
Nota-se o impacto das plantas na promoção da biodiversidade, pois muitas das herbáceas reintroduzidas nas terras altas da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas têm floração muito prolongada, que sustenta inúmeras borboletas e abelhas no fim do Outono, uma época com pouco alimento disponível.

 

HOMEA PAISAGEMSALVAR A LAGOADO PAPEL À AÇÃOO CENTROPARCERIASCONTACTOS E LOCALIZAÇÃONOTÍCIAS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE