CIÊNCIA  |  TECNOLOGIA  |  CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  |  PARCERIAS INTERNACIONAIS

 

 
  

 

Destaques
 
Concurso para bolsas de pós-doutoramento
 Mais »
Contributo para uma política de Ciência nos Açores
 Mais »
Comissão Consultiva ad-hoc de suporte à definição de uma Política de Ciência para a RAA
 Mais »
Livro de Atas das Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?"
 Mais »
 

CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA


Os principais objetivos do Governo Regional dos Açores no que diz respeito à disseminação da cultura científica e tecnológica prendem-se com a dinamização da divulgação do conhecimento científico, valorização da educação para a ciência e o desenvolvimento do ensino experimental das ciências.

Neste sentido são promovidas exposições, disponibilizados espaços laboratoriais, organizadas palestras, workshops e outras atividades que visem despertar o interesse da população por temáticas de cariz científico e tecnológico.

RECCA
Rede de Centros de Ciência dos Açores - criada pelo Despacho nº 688/2013 de 17 de abril, que congrega os seguintes espaços de divulgação científica:

  • EXPOLAB - O Centro de Ciência Expolab está especialmente vocacionado para a promoção do conhecimento científico, nos diferentes domínios das Ciências Naturais e da Tecnologia, privilegiando a experimentação e as atividades laboratoriais.
  • OAA – Observatório do Ambiente  dos Açores - A ação do OAA centraliza-se na promoção de atividades de experimentação e de divulgação científica de temáticas relacionadas com o Ambiente.
  • OASA –Observatório Astronómico de Santana, Açores - O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
  • OMA – Observatório do Mar dos Açores - O Observatório do Mar é um Centro de Ciência que se dedica à promoção e desenvolvimento de atividades de divulgação das Ciências Marinhas, em particular no que concerne aos mares dos Açores.
  • OMIC – Observatório Microbiano  dos Açores - O OMIC promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a ecologia microbiana, sublinhando a sua importância para o equilíbrio e a evolução dos ecossistemas na Terra, com particular atenção para os ecossistemas açorianos.
  • OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico  dos Açores - O OVGA é um Centro de Ciência que desenvolve atividade de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, da Sismologia e da Geotermia.

ESPAÇOS TIC
Os Espaços TIC são lugares públicos de acesso gratuito às TIC e à Internet, prosseguindo objetivos, tais como: promover a infoinclusão dos açorianos; proporcionar aos cidadãos alternativas de ocupação de tempos livres; realizar atividades formativas na área das TIC; facilitar a transferência de know-how tecnológico; difundir a cultura tecnológica junto do público em geral; assegurar a democraticidade da sociedade da informação, reduzindo os efeitos da insularidade.

No âmbito do Programa de Governo encontra-se previsto, nas medidas para atingir objetivos específicos na área da ciência e tecnologia, o apoio à aquisição e instalação de equipamentos e infraestruturas no âmbito das TIC, bem como a dotação em toda a Região das condições necessárias, quer ao nível das infraestruturas, quer ao dos equipamentos, quer ainda no quadro da formação, ao acesso generalizado da sociedade açoriana às tecnologias de informação e comunicação.

PROJETOS
Em atualização...


Calendário de Eventos
 
<Novembro de 2017>
segterquaquisexsábdom
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910
 

HOMEEVENTOSCONCURSOSLEGISLAÇÃOE-SERVIÇOSLIGAÇÕES ÚTEISCONTACTOS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE