CIÊNCIA  |  TECNOLOGIA  |  CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  |  PARCERIAS INTERNACIONAIS

 

 
  

 

Destaques
 
Concurso para bolsas de pós-doutoramento
 Mais »
Contributo para uma política de Ciência nos Açores
 Mais »
Comissão Consultiva ad-hoc de suporte à definição de uma Política de Ciência para a RAA
 Mais »
Livro de Atas das Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?"
 Mais »
 

27-09-2016

Ampliação da estação espacial de Santa Maria vai duplicar postos de trabalho diretos, afirma Brito e Abreu


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Vila do Porto, que a estação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Santa Maria “vai passar para a ‘primeira divisão’ do que são as estações espaciais a nível mundial” e duplicar os postos de trabalho diretos que tem nesta ilha.

Fausto Brito e Abreu falava na cerimónia de assinatura de acordos para a ampliação das infraestruturas espaciais de Santa Maria da ESA, nomeadamente a prorrogação por 12 meses da permanência da atual estação de rastreio de satélites, a transferência de uma antena da ESA da Austrália para os Açores, o compromisso da construção da base desta antena pelo Governo Regional e a declaração de compromisso entre a empresa Edisoft e a Direção Regional da Ciência e Tecnologia para a promoção de atividades espaciais nos Açores.  

À margem do evento, Brito e Abreu salientou que os acordos para a ampliação das infraestruturas espaciais de Santa Maria “são de extrema importância”, na medida em que vão permitir “o aumento da sua capacidade tecnológica”, mas também “novas oportunidades de negócio”.

“Com a instalação da nova antena, os Açores poderão passar a concorrer e a prestar serviços muito bem remunerados, a partir de Santa Maria, a missões da ESA e de outras agências espaciais”, frisou.

O governante defendeu ainda que a nova antena, de 15 metros, que começará a ser instalada dentro de dois meses, vai dar um "contributo fundamental" para o futuro Azores International Research Center (AIR Center) no que respeita a estudos de observação da Terra e ao desenvolvimento de novos negócios ligados ao setor aeroespacial.

Brito e Abreu manifestou vontade de que, "no decorrer dos próximos 12 meses", o gestor da estação espacial sediada em Santa Maria “passasse a ser o país ou a Região”, salientando que, nesse caso, “a ESA seria um cliente”.

“Poderemos utilizar esta infraestrutura para prestar serviço a outras missões, gerando mais postos de trabalho”, afirmou, acrescentando que, neste momento, a estação de satélites gera 10 postos diretos e que, nos próximos cinco anos, "o objetivo é duplicar este número”.

O Secretário Regional da Ciência afirmou ainda que o Governo dos Açores “continua empenhado em investir noutras infraestruturas em Santa Maria”, frisando que, “no quadro do futuro Centro de Investigação Internacional irão surgir mais projetos envolvendo tecnologias espaciais”.

Autor: GaCS/GM

Calendário de Eventos
 
<Novembro de 2017>
segterquaquisexsábdom
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910
 

HOMEEVENTOSCONCURSOSLEGISLAÇÃOE-SERVIÇOSLIGAÇÕES ÚTEISCONTACTOS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE