CIÊNCIA  |  TECNOLOGIA  |  ESPAÇO  |  CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  |  PARCERIAS INTERNACIONAIS  |  GALERIA  |  DESTAQUES

 

 
  

 

Destaques
 
Concurso: Apoio à edição de publicações científicas 2019
 Mais »
Concurso: Apoio à implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica 2019 (feiras escolares de ciência e tecnologia)
 Mais »
Procedimento de Recrutamento / Recruitment Procedure
 Mais »
Concurso: Apoio à organização de reuniões científicas 2019
 Mais »
 

13-05-2016

Empresas dos Açores podem candidatar-se a partir de hoje a apoios para projetos de investigação científica


As empresas dos Açores podem candidatar-se, a partir de hoje, a apoios para projetos de investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, através do portal do Balcão 2020, no endereço eletrónico https://www.portugal2020.pt/Balcao2020/, anunciou a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

O concurso público, lançado no âmbito do Programa Operacional Açores 2020, tem uma dotação de dois milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo elegíveis projetos de investimento no âmbito do fomento das iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) em contexto empresarial, alinhados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente para os Açores (RIS3).

São abrangidas as modalidades de projetos individuais, realizados por uma só empresa, que envolvam entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) que não se constituem como beneficiárias da operação, e de projetos em co-promoção, liderados por uma empresa, envolvendo a colaboração com outras empresas, ou entre estas e entidades não empresariais do SCTA.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que este concurso “é fundamental para promover a investigação científica nas empresas açorianas, o aumento da sua competitividade e a criação de valor baseada na inovação”.

Nesse sentido, Fausto Brito e Abreu salientou que o concurso "pretende estimular o investimento das empresas em inovação e a transferência de conhecimento e tecnologia entre cientistas e empresas”.

Para o Secretário Regional, este concurso vem também “dinamizar a investigação em consórcio, promovida e desenvolvida por empresas e instituições científicas regionais, e lançar as bases para a generalização e intensificação das relações de índole científica e técnica entre as diferentes instituições de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I)”.

O concurso permite ainda a contratação, por parte das empresas, de pessoal altamente qualificado, contribuindo desta maneira para o aumento do emprego científico nos Açores.

As entidades empresariais e do sistema científico e tecnológico regional podem candidatar-se a estes apoios até 31 de dezembro de 2018, sendo que cada projeto de investigação deverá ser executado num prazo máximo de três anos e ter um custo máximo elegível de 200 mil euros, no caso de projetos individuais, e 300 mil euros, no caso de projetos em co-promoção.

Autor: GaCS/SRMCT

Calendário de Eventos
 
<Outubro de 2019>
segterquaquisexsábdom
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910
 

HOMEEVENTOSCONCURSOSLEGISLAÇÃOE-SERVIÇOSLIGAÇÕES ÚTEISCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE