CIÊNCIA  |  TECNOLOGIA  |  ESPAÇO  |  CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  |  PARCERIAS INTERNACIONAIS  |  GALERIA  |  DESTAQUES

 

 
  

 

Destaques
 
Concurso: Apoio à edição de publicações científicas 2019
 Mais »
Concurso: Apoio à implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica 2019 (feiras escolares de ciência e tecnologia)
 Mais »
Concurso: Apoio à organização de reuniões científicas 2019
 Mais »
Concurso: Apoio à participação em reuniões científicas 2019
 Mais »
 
Portugal Espaço 2030 - Uma estratégia de investigação, inovação e crescimento para Portugal
O sector do Espaço e a utilização de tecnologias, sistemas e dados espaciais em Portugal evoluíram substancialmente desde que Portugal se tornou membro da Agência Espacial Europeia (ESA) no final de 2000. A participação na ESA vem sendo promovida sobretudo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, com a participação pontual do IAPMEI e da ANACOM, tendo possibilitado a criação e o crescimento de um conjunto de empresas e instituições científicas e tecnológicas.

Tendo em conta todas as incertezas que caracterizam um sector que evolui tecnologicamente de tal forma acelerado, muitas regiões e países têm vindo a definir novas estratégias de posicionamento estratégico, de modo a influenciar investimentos futuros no sector espacial. Isto é tão mais verdade quanto este sector tem o potencial de afetar um vasto leque de atividades humanas a nível global. O Governo dos Açores tem apostado no posicionamento da Região neste sector, patente nos investimentos que têm sido feitos em infraestruturas relacionadas com a temática e as redes internacionais em que é parceiro.

A estratégia nacional “Portugal Espaço 2030” é focada na resposta a desafios societais, centrada na exploração de dados, e tem por ambição estimular o investimento público e privado, reforçando a colaboração científica, industrial e internacional, procurando apontar o caminho para a maximização dos benefícios que o investimento em atividades espaciais proporciona para o desenvolvimento de novas fronteiras do conhecimento, as empresas e os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e cultural.
 
Esta estratégia assenta em três eixos principais a serem implementados de forma inclusiva em estreita colaboração com a ESA, a Comissão Europeia e outros parceiros internacionais relevantes:
1. Estimular a exploração de dados e sinais espaciais através de serviços e aplicações de base espacial e habilitadas por tecnologias espaciais, promovendo novos mercados e o emprego qualificado em áreas tão diversificadas como a agricultura, as pescas, a monitorização de infra-estruturas, o desenvolvimento urbano, a defesa e a segurança, e mesmo o sector da saúde pública;

2. Fomentar o desenvolvimento, construção e operação de equipamentos, sistemas e infra-estruturas espaciais e de serviços de produção de dados espaciais, com ênfase em míni, micro e nano satélites, mas também abrindo novas áreas de intervenção em Portugal para serviços de lançadores, incluindo o desenvolvimento potencial de um porto espacial, e alargando as actuais actividades de monitorização e rastreio de satélites e observação da Terra;

3. Continuar a desenvolver a capacidade e competências nacionais, através da investigação científica, inovação, educação e cultura científica, permitindo a sustentabilidade a longo prazo das infra-estruturas, serviços e aplicações espaciais.

O Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, tem estado envolvido com o Governo da República na elaboração deste documento, garantindo que os interesses da Região nesta área são tidos em consideração.

Calendário de Eventos
 
<Agosto de 2019>
segterquaquisexsábdom
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678
 

HOMEEVENTOSCONCURSOSLEGISLAÇÃOE-SERVIÇOSLIGAÇÕES ÚTEISCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE