Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

 

 
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Últimos conteúdos
   

20-06-2014

First e-mail contact to a selected group of stakeholders in Azores, Madeira and Canary Islands


Em nome do Fundo Regional para a Ciência (FRC, Governo Regional dos Açores), venho por este meio trazer ao V. conhecimento a iniciativa BEST III, o envolvimento do FRC neste projeto e o que o V. contributo poderá ter para o seu sucesso.

O Programa BEST é uma iniciativa da União Europeia para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e serviços do ecossistema nas regiões ultraperiféricas e países e territórios ultramarinos da UE. Nas primeiras duas fases (2011 e 2012) foram financiados 18 projetos de investigação, um dos quais a ser desenvolvido na Macaronésia.

Recentemente o Programa BEST aprovou a proposta de um consórcio liderado pela International Union for the Conservation of Nature (IUCN) para a implementação de medidas críticas para o futuro da iniciativa BEST (v. http://goo.gl/mYqjhB).

Neste contexto foram criados 7 núcleos regionais (Pacífico, Amazónia, Caraíbas, Atlântico sul, Macaronésia, Índico, região polar e subpolar) para desenvolvimento dos respetivos perfis de ecossistemas. Pretende-se que estes núcleos assegurem a facilitação da iniciativa BEST a nível local através da consulta aos atores locais sobre as prioridades e necessidades de gestão e conservação da biodiversidade e sobre o desenvolvimento de estratégias BEST nesse sentido, incluindo a identificação de potenciais fontes de financiamento. Como resultado final, será criada uma plataforma online de facilitação do financiamento dos projetos que visem a conservação e uso sustentável da biodiversidade e serviços dos ecossistemas nas regiões ultraperiféricas e nos países e territórios ultramarinos da UE.

O FRC, organismo autónomo do Governo Regional dos Açores com competências de coordenação de projetos e gestão de recursos financeiros no âmbito da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, foi convidado pela IUCN para a coordenação do núcleo da Macaronésia no âmbito da rede BEST (v. http://goo.gl/xnV2mN). Como responsável pela elaboração do perfil do ecossistema desta Região, o FRC pretende garantir o envolvimento de todas as entidades locais, públicas e privadas, direta e indiretamente implicadas na conservação e uso sustentável da biodiversidade e serviços de ecossistema, que tenham interesse em contribuir e usufruir do sucesso desta iniciativa.

Neste contexto, a equipa do FRC no âmbito da iniciativa BEST (José Azevedo, Francisco Wallenstein Macedo e Luísa Madruga) irá contactar investigadores, entidades oficiais e organizações não-governamentais em áreas direta e indiretamente relacionadas com questões de biodiversidade, no sentido de elencar um conjunto de prioridades para a sua gestão e conservação.

Dado o exposto, solicito a confirmação do V. interesse em contribuir para esta iniciativa e usufruir da mesma, indicando um nome de contacto na V. instituição para futuros desenvolvimentos. Mais solicito a divulgação desta informação pelos canais que considerar mais adequados.

Certo da importância do seu contributo, coloco-me à V. disposição para qualquer esclarecimento adicional, apresentando os melhores cumprimentos.

En nombre del Fondo Regional para la Ciencia (FRC, Gobierno Regional de las Azores) por medio de la presente notificación ponemos en su conocimiento la iniciativa BEST III, la participación de FRC en dicha proyecto y lo que V. contribución puede traer para su éxito.

El programa BEST es una iniciativa de la Unión Europea para promover la conservación y el uso sostenible de la biodiversidad y los servicios ecosistémicos en las regiones ultraperiféricas y los países y territorios ultramarinos de la UE. En las dos primeras fases (2011 y 2012) se financiaron un total de 18 proyectos de investigación, uno de los cuales se desarrolla actualmente en la Macaronesia.

El programa BEST aprobó recientemente la propuesta presentada por un consorcio liderado por la Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (IUCN) para implementar medidas críticas para el futuro de la iniciativa BEST (ver http://goo.gl/mYqjhB).

En este contexto se crearon 7 centros regionales (Pacífico, Amazonia, Caribe, Atlántico Sur, Macaronesia, Oceano Índico, Región polar y subpolar) para el desarrollo de los respectivos perfiles de los ecosistemas. Se pretende que estos núcleos aseguren localmente la facilitación de la iniciativa BEST a través de consultas con los actores locales sobre las prioridades y necesidades de gestión y conservación de la biodiversidad y sobre el desarrollo de las estrategias BEST, incluyendo la identificación de posibles fuentes de financiación. Como resultado final se creará una plataforma online para facilitar la financiación de proyectos destinados a la conservación y el uso sostenible de la biodiversidad y los servicios ecosistémicos en las regiones ultraperiféricas y en los países y territorios ultramarinos de la UE.

El FRC, organismo autónomo competente del Gobierno Regional de las Azores para la coordinación de proyectos y gestión de los recursos financieros en el ámbito de la investigación científica y el desarrollo tecnológico, fue invitado por la IUCN a coordinar el centro regional de la Macaronesia de la red BEST (ver http://goo.gl/xnV2mN). Como responsable de la preparación del perfil del ecosistema de esta región, el FRC pretende garantizar la participación de todos los actores locales, públicos y privados, involucrados directa o indirectamente en la conservación y el uso sostenible de la biodiversidad y de los servicios ecosistémicos, que estén interesados en contribuir y disfrutar del éxito de esta iniciativa.

En este contexto, el equipo de FRC para la iniciativa BEST (José Azevedo, Francisco Wallenstein Macedo y Luísa Madruga) se pondrá en contacto con los investigadores y las organizaciones oficiales y no gubernamentales de áreas directa o indirectamente relacionadas con temas de biodiversidad, para establecer un conjunto de prioridades para su gestión y conservación.

Por todo lo expuesto, solicito confirmación de V. interés en contribuir a esta iniciativa y disfrutar de la misma, indicando en ese caso el nombre del responsable de V. institución designado para futuras contactos. Solicito también la divulgación de esta información por los medios que considere oportunos.

Seguro de la importancia de su contribución, me pongo a V. disposición para cualquier aclaración adicional, con un cordial saludo.


Calendário de Eventos
 
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
 

HOMEDOCUMENTSUSEFUL LINKSCONTACTSGEOPORTAL

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE