Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Mais de 15 mil subidas ao Pico em 2017
Cem mil visitantes na Gruta das Torres
Monitorização e regulamentação das áreas...
III Jornadas Técnicas e Informativas
 


SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Da gestão e conservação da natureza e diversidade biológica ...
... à protecção dos habitats e espécies

 
 
12-01-2018
Mais de 15 mil subidas ao Pico em 2017, aumento de 26% face a 2016
A montanha do Pico, nos Açores, registou em 2017 um total de 15.510 subidas, um aumento de cerca de 26% comparativamente com 2016 nas escaladas ao ponto mais alto de Portugal, adiantou hoje o governo açoriano. “Em 2017 foram registadas 15.510 subidas, o que representa um aumento de cerca de 26% comparativamente aos 12.317 registos efetuados em 2016 na escalada à montanha, em... Mais »
19-12-2017
Cem mil visitantes na Gruta das Torres e crescente procura pelas cavidades vulcânicas dos Açores
O Diretor Regional do Ambiente salientou que a descida, assinalada esta tarde, do visitante 100 mil à Gruta das Torres, representa que “há uma crescente procura pelas cavidades vulcânicas dos Açores”. Hernâni Jorge, que falava após uma visita ao Centro de Visitantes da Gruta das Torres na ilha do Pico, adiantou que o visitante 100 mil foi uma crianç... Mais »
12-12-2017
Monitorização e regulamentação das áreas protegidas têm sido fundamentais para a salvaguarda do património natural dos Açores
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo reafirmou hoje a importância da monitorização de algumas áreas protegidas e da existência de regulamentos de acesso a esses espaços, destacando a Caldeira do Faial como um exemplo da implementação desses instrumentos fundamentais para a salvaguarda do património ambiental. “A Caldeira do F... Mais »
07-12-2017
III Jornadas Técnicas e Informativas
CDTECOTUR - Projeto Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia No âmbito do Projeto Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia, com o acrónimo CDTECOTUR, decorreram entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Funchal, Ilha da Madeira, as III Jornadas Técnicas e Informativas, com a seguinte agenda: dia 5 - apresentação pública do ... Mais »
17-11-2017
Jornadas Técnicas e Informativas do projeto "Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia", realizadas na ilha de São Jorge
Nos dias 13 a 16 de novembro, decorreu na Reserva da Biosfera das Fajãs de S. Jorge, as Jornadas Técnicas e Informativas do projeto Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia, com o acrónimo CDTECOTUR. Cofinanciado pelo programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira. Açores-Canárias (POMAC) 2014-20, este projeto é o principal ... Mais »
13-11-2017
Açores renovam a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas para as Terras do Priolo
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou no passado sábado que os Açores renovaram a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas para as Terras do Priolo, dando mais um passo numa estratégia que visa responder às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das geraç... Mais »
31-10-2017
Dia Internacional das Reservas da Biosfera assinalado nos Parques Naturais dos Açores
A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, promove, a 3, 5 e 11 de novembro, a realização de diversas iniciativas no âmbito do Dia Internacional das Reservas da Biosfera. As iniciativas terão lugar nas quatro ilhas dos Açores que estão classificadas como Reservas da Biosfera pela UNESCO, que atribui esta d... Mais »
09-10-2017
Curso de Guias de Parques Naturais é mais um caminho na qualificação dos recursos humanos para a promoção do património ambiental
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou sábado que o Curso de Guias de Parques Naturais dos Açores é “mais um caminho” na qualificação de recursos humanos e dos serviços prestados aos visitantes com vista “à promoção do património natural”, numa perspetiva de "gestão sustentável do territ&... Mais »
05-10-2017
Açores têm 271 cavidades vulcânicas inventariadas, cinco com visitação controlada
Os Açores têm 271 cavidades vulcânicas inventariadas em oito das nove ilhas do arquipélago, mas apenas cinco têm visitação controlada, disse hoje à agência Lusa o diretor regional do Ambiente, adiantando não estar previsto um aumento. "Neste momento, conhecidas e inventariadas são 271 em oito ilhas, com exceção do Corvo", afirmou He... Mais »
27-09-2017
Açores nomeados pela terceira vez consecutiva como um dos 100 Destinos mais Sustentáveis do Mundo
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo manifestou hoje grande satisfação pelo facto de os Açores terem sido nomeados, pela terceira vez consecutiva, como um dos '100 Destinos mais Sustentáveis do Mundo', pela Green Destinations. “Estas distinções, continuamente atribuídas ao destino Açores, confirmam o empenho e o compromisso da Reg... Mais »
   
 
Página 1Página 2Página 3Página 4Página 5Página 6Página 7Página 8Página 9Página 10  >
  12345678910  
   
   
Numero de Visitantes
  493587  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  


 
 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE